quinta-feira, 22 de março de 2012

22 de março - Dia Mundial da Água

Professor André Luiz Marques ensinando sobre a importância da água

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água e nós, da Educação Adventista, preparamos uma aula de Geografia especial para os nossos alunos sobre a importância da água em nossas vidas. Abordamos o assunto de uma forma bem dinâmica, com o uso de um vídeo sobre o ciclo da água e uma bateria de slides (veja abaixo),  instigando os alunos a pensarem sobre esse bem tão precioso para a vida como um todo criada por DEUS e, claro, tomando água durante a aula (rs). A questão da poluição/contaminação da água potável e como podemos fazer para evitar esse problema foi desenvolvida em classe, além de outros assuntos correlacionados. Os alunos gostaram muito. É a Educação Adventista preparando os alunos para a vida. "Educação Adventista, compromisso com seu futuro". Ser cristão também é cuidar do meio ambiente, pois somos mordomos de tudo aquilo que o Criador nos pôs à disposição, e devemos prestar contas com ELE se fizemos algo bom ou mau para o planeta em que moramos. DEUS destruirá os que destroem a Terra (Apocalipse 11:18).

No início da aula, apresentei aos alunos um vídeo bem dinâmico sobre o ciclo da água.

 Telas usadas para conscientização ambiental.

Ensinando sobre a disponibilidade de água potável no mundo.

 Água - "preservar para não faltar". Este é o lema do Dia Mundial da Água. 

Numa parte da aula, convidei o monitor do Colégio Adventista de São José dos Pinhais, Josué de Castro, para me auxiliar numa ilustração que apresentei aos alunos sobre como economizar a água potável começando por nós mesmos.

Os alunos fizeram diversas perguntas e contribuíram com comentários sobre o tema estudado. Fizemos uma boa troca de perguntas e respostas para uma reflexão.

Esperamos, com essa educação ambiental, que os alunos sejam conscientizados sobre a importância da água para a vida, principalmente para a sociedade humana, e que se tornem multiplicadores desse conhecimento que visa melhorar a vida de todos, de forma que não venha a faltar água potável para ninguém, contrariando as previsões de escassez de água para cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo em 2025, segundo dados da ONU.

Professor André Luiz Marques

Veja os slides utilizados na aula sobre A Importância da Água:
A importância da água
View more PowerPoint from André Luiz Marques

Veja o vídeo sobre o ciclo da água mostrado na aula:

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br